Saiba controlar os excessos na alimentação durante as festas É possível aproveitar as comemorações de fim de ano sem prejudicar a saúde antes, durante e depois

LARISSA TEIXEIRA

Com as festas de fim de ano, as clássicas discussões sobre uva passa no arroz ou a preferência entre panetone e chocotone começam a aparecer. Para que a comida não se torne motivo de dor de cabeça, ou de estômago, é importante ficar atento aos sinais de saciedade do corpo e aproveitar sem exagerar.

“A ideia é manter uma vida equilibrada sempre. É óbvio que um dia ou outro a gente abusa, mas isso não pode ser uma constante”, afirma Tarissa Petry, endocrinologista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Ela exemplifica que, quando uma pessoa come mais do que precisa, a energia extra é estocada, principalmente, em forma de gordura abdominal, que é prejudicial para o corpo. As dietas restritivas que cortam grupos alimentares também podem trazer consequências negativas, como gerar compulsão alimentar.

Segundo Irene Coutinho de Macedo, nutricionista do CRN-3 (Conselho Regional de Nutricionistas da 3a Região SP-MS), outro tipo de situação prejudicial é fazer jejum para comer mais na hora da ceia. “[Isso] expõe o corpo a um risco de deficiência de nutrientes”, afirma a profissional.

Irene diz que a pessoa pode ter perda de atenção, sensação de cansaço, indisposição em casos assim.
A nutricionista recomenda conversar, brincar e interagir com as pessoas durante as celebrações, sem focar somente a comida.
Além disso, para evitar exageros, a nutricionista sugere prestar atenção nos sinais do corpo, como saciedade, fome e sede.

Tarissa complementa dizendo que é possível pegar um pouco de cada alimento, moderar na quantidade e manter o conforto emocional que a comida proporciona em comemorações.

No preparo, Irene e Tarissa recomendam que alimentos naturais sejam priorizados, como frutas, verduras e legumes. A endocrinologista sugere evitar produtos ultraprocessados, como embutidos, temperos e molhos prontos que costumam ter modificações que não são saudáveis.
A especialista reforça que é importante praticar atividade física, inclusive nas férias e no final de ano, para desintoxicar.

FESTAS DE FIM DE ANO | EXCESSOS

EQUILÍBRIO

Ao comer mais do que precisa, a energia extra é estocada em forma de gordura, principalmente abdominal

Este tipo de gordura é inflamatória e pode levar a doenças cardiovasculares, colesterol alto entre outros

Este processo inflamatório depende da genética da pessoa e de onde a gordura é “estocada”

Dietas exageradas

  • Não é recomendado fazer jejum antecipado para comer mais no momento da ceia
  • Isso pode prejudicar o corpo, gerando cansaço e indisposição

Alimentos

  • Prefira alimentos mais próximos do natural
  • Priorize frutas, legumes, verduras, carnes assadas, cereais, raízes e tubérculos
  • Evite alimentos industrializados, como embutidos, molhos e temperos prontos

Idosos

Também devem moderar no consumo de alimentos, principalmente de gordurosos e embutidos

COMO EVITAR A INTOXICAÇÃO ALIMENTAR

  1. Lavar as mãos com água e sabão sempre antes de manipular alimentos
  2. Uso do álcool em gel nas mãos ao longo do dia
  3. Limpar bem recipientes e locais que serão usados para as preparações como: pias e vasilhas
  4. Evitar leites e sucos não pasteurizados
  5. Evitar carnes cruas
  6. Troca constante de panos de pratos e esponjas
  7. Observar se a geladeira está refrigerando os alimentos adequadamente
  8. Evitar deixar a mesa da ceia montada a noite toda com alimentos perecíveis
  9. Deixar a comida sempre na geladeira
  10. Folhas devem ser lavadas, depois secadas e colocadas na geladeira
  11. Desinfecção de frutas e vegetais
  12. Evitar a automedicação

RESSACA

É uma resposta do organismo ao uso excessivo de álcool. O que provoca a ressaca é a ingestão de uma dose maior do que o organismo é capaz de metabolizar

A ressaca inicia-se cerca de 6 a 8 horas após o consumo e pode durar até 24 horas

Dicas antes de beber

  • Nunca beber de estômago vazio
  • Ingerir carboidratos
  • Ingerir proteínas
  • Intercalar ingestão de bebida alcoólica com água

Dicas para o dia seguinte

  • Ingerir bastante líquido
  • Repousar
  • Refeições leves à base de saladas e frutas

SONO

  • O consumo de álcool também pode provocar alterações do sono, por interferir na atividade do cérebro e nos níveis de hormônios que regulam o sono e o “relógio biológico”
  • Alguns dos sintomas da ressaca são significativamente relacionados à duração e qualidade do sono, e não exatamente à quantidade de álcool consumido

Cuidado com a bebida alcoólica

A endocrinologista Tarissa Petry, do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirma que apesar do consumo de bebidas alcoólicas ser muito aceito socialmente, há diversas consequências negativas para a saúde.

“Não é porquetodo mundo bebe que é uma coisa legal ou saudável”, destaca. Ela explica que essas bebidas aumentam o risco de câncer, são calóricas e afetam até a glicemia de quem tem diabetes, por exemplo.
Petry recomenda comparar os prejuízos para a saúde com a eventual satisfação emocional que o álcool proporcionaelembraqueo impacto no organismo depende de cada pessoa. A endocrinologista não recomenda que quem tem doenças crônicas ou gordura no fígado consuma álcool. De forma geral, ela não incentiva o consumo de álcool.
A nutricionista Irene Coutinho de Macedo destaca que conhecer os limites do corpo, como a sensação de mal-estar, é essencial, apesar de difícil devido ao “efeito do álcool no organismo que reduz a capacidade de decisão consciente”, diz.
Segundo a nutricionista, é necessário beber bastante água durante a festa e, também, no dia seguinte. 0 abuso no consumo de bebidas alcoólicas, seja pela quantidade ou mistura inadequada, pode levara ressaca. Macedo explica que isso acontece porque a “intoxicação do álcool altera o funcionamento dos sistemas como o digestivo, hepático e nervoso”, assim, a pessoa tem sintomas como náusea e dor de cabeça, (lt)

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Data: 27/12/2020
Fonte: AGORA SÃO PAULO